PROFESSORAS: RENATA ZAMARIOLLI E FERNANDA (4º ANOS A e B)
1ª SEMANA
DICA DE VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=9wN-UQwFxiM
Veja a importância da alimentação saudável para nossa vida
- Onde Malala nasceu?
- Ela cresceu na escola, assistindo aulas, quando chegou sua vez de ir para escola, como foi?
- O que a fazia ser tão especial?
- Quando ela tinha 10 anos, alguns homens proibiram as pessoas de fazer muitas coisas, entre elas, proibiram as meninas de ir na escola, quem eram esses homens?
- Por que Malala se entristecia e chorava?
-O que ela disse em uma rede de TV internacional, e o que aconteceu após suas palavras serem ouvidas por toda a parte?
- Qual foi o momento mais feliz da vida de Malala? Por que?
- Faça uma ilustração (desenho) da parte que mais gostou.
2ª SEMANA
LINK PARA AS AULAS TRANSMITIDAS PELA TV VALE
4º ANO
1ª SEMANA
DICA DE VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=9wN-UQwFxiM
Veja a importância da alimentação saudável para nossa vida
Atividades
de Língua Portuguesa
Leitura e interpretação do
livro: Malala, a menina que queria ir para escola.
Disponível em: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/malala-a-menina-que-queria-ir-para-a-escola/
- Onde Malala nasceu?
- Ela cresceu na escola, assistindo aulas, quando chegou sua vez de ir para escola, como foi?
- O que a fazia ser tão especial?
- Quando ela tinha 10 anos, alguns homens proibiram as pessoas de fazer muitas coisas, entre elas, proibiram as meninas de ir na escola, quem eram esses homens?
- Por que Malala se entristecia e chorava?
-O que ela disse em uma rede de TV internacional, e o que aconteceu após suas palavras serem ouvidas por toda a parte?
- Qual foi o momento mais feliz da vida de Malala? Por que?
- Faça uma ilustração (desenho) da parte que mais gostou.
Atividades
de Matemática
1-
Faça o cálculo mental:
a)
479 + 399 =
b) 1050
+ 105 =
c) 7892
+ 218 =
d) 3471
– 3200 =
e) 4007
– 1481 =
f) 972
– 87 =
2- Arme
e ache o produto:
a) 397
x 8 =
b) 5079
x 5 =
c) 6002
x 7 =
d) 9709
x 2 =
e) 4651
x 6 =
3- Marilu
preocupada com a pandemia, foi ao supermercado e comprou algumas coisas, 1
pacote de arroz, 2 pacotes de feijão, 1 kg de carne moída, 1 frango, 1 pacote
de papel higiênico e 2 litros de desinfetante, ela tinha R$250,00 e gastou
R$208, 25.
Quanto sobrou de troco para ela?
4- Priscila
tinha um pacote de balas, com 32 unidades. Distribuiu para 3 amigos. Quantas balas
cada um ganhou?
5- Felipe
Neto Rodrigues Vieira, mais conhecido como Felipe Neto, é youtuber, empresário,
ator, comediante, escritor e filantropo luso-brasileiro. É conhecido por ter um
dos maiores canais brasileiros do YouTube. Ele nasceu em 21 de janeiro de
1.988. Quantos anos ele fez?
Contribuição professoras Fernanda e Renata
2ª SEMANA
1)
Arme e resolva as divisões:
A)
785 : 5
B)
1256 : 8
C)
2598 : 3
D)
1396 : 4
E)
864 : 6
F)
306 : 9
2)
Mariana está lendo um livro de 154 páginas. Ela
leu 98 páginas.
Quantas páginas ainda faltam para ela terminar de ler o livro?
3)
Joaquim tem R$ 412,00 e Marcos tem R$ 338,00.
Quantos reais Joaquim tem a mais que Marcos?
Ciências
Assista ao vídeo “ Por que é preciso
reduzir o sal”
Disponível em:www.usp.br/agen/?p=52823. Acesso em:
25 ago.2014
Por que será que o mofo dos alimentos tem
cores diferentes?
Leia na reportagem no site da Revista
Ciência Hoje das Crianças.
Disponível em: < http://chc.org.br/acervo/bolor-colorido/>.
Acesso em: 21 jul. 2014.
Contribuição professoras Fernanda e Renata
3ª SEMANA
HISTÓRIA
Oi
pessoal, tudo bem com vocês? Como começamos nos estudos de história, vamos
falar sobre os primeiros habitantes da terra que hoje chamamos, Brasil, ou
seja, os indígenas.
No
link abaixo você irá ter acesso a um site que trás muitas informações sobre
eles, então que tal navegar e conhecer a fundo os verdadeiros donos da terra?
Agora
vamos lá, baseado nas informações que você obteve navegando no site sugerido e
na sua apostila – módulo 1, responda / reflita:
1- O
que você acha mais adequado dizer, o Brasil foi “descoberto” ou “ocupado”, por
Pedro Alvares Cabral e sua expedição?
2- Qual
era o número de habitantes no Brasil na época da chegada dos portugueses?
3- Sabemos
que o número de indígenas hoje, é bem menor do que o de outrora, qual foi um dos motivos que dizimou tantos indígenas?
4- Hoje,
como vivem os povos indígenas? Eles tem algum direito garantido pelas leis
brasileiras?
5- No
Brasil existem diversos sítios arqueológicos, o que foi encontrado neles? Cite
3 sítios arqueológicos e o que foi
encontrado em cada um.
6- No
seu ponto de vista, se o Brasil ainda pertencesse aos povos indígenas, como
você acredita que estariam os rios e matas? Por que?
GEOGRAFIA
Baseando-se
no módulo um da apostila de geografia, responda:
1- De
acordo com o que estudamos no módulo 1 da apostila, a cidade precisa do campo e
o campo precisa da cidade, explique porque.
2- Por
que as paisagens se modificam com o tempo?
3- Escolha
uma das três atividades desenvolvidas na zona rural e fale sobre ela e seus
produtos.
4- E
você prefere a zona rural ou urbana, por que?
LINGUA PORTUGUESA
Oi
pessoal, as atividades estão super gostosas, após a leitura do livro sugerido,
que tal um jogo? Depois nos conte como foi a experiência!
Dica
de Livro: A RECEITA DE MANDRÁGORA
Jogos
de interpretação do livro
Disponível
em: http://espacodeleitura.labedu.org.br/jogos/
MATEMÁTICA
Essa
semana recheada de muitas atividades divertidas!
Que
tal um jogo? Da pra jogar até 3 pessoas, olha que legal, vamos lá? Depois quero depoimentos contando como foi
em...
Vamos
lá, que vença o melhor!
Contribuição professoras Fernanda e Renata
4ª SEMANA
5ª SEMANA
4ª SEMANA
Geografia
1- Monte quebra cabeças com o mapa político do Brasil:
2-Recordando as principais atividades na zona rural:
Agricultura , Pecuária e Extrativismo, se divirta com os conteúdos
sobre Pecuária.
História
Complementando a semana passada, se você quiser conhecer mais
sobre a cultura dos indígenas acesse a aldeia virtual, vídeos, diversos jogos.
Português
Adivinhas e Charadas
1-O que é, o que é?
É verde. E não é planta,
Fala. E não é gente?
2-O que é, o que é?
Que se põe em cima da mesa,
Parte-se e se reparte,
Mas não se come?
3-O que é, o que é?
Enche uma casa completa,
Mas não enche uma mão,
Amarrado pelas costas,
Entra e sai sem ter portão?
Contribuição professoras Fernanda e Renata
5ª SEMANA
Matemática
Olá
queridos alunos, quanta saudade de vocês!
Para
a aula de matemática de hoje, eu trouxe alguns jogos para que
possam exercitar
suas mentes.
Vamos
começar com tabuada.
Agora
um pouco de divisão, adição e multiplicação.
E ela, a subtração.
Que horas são?
E pra finalizar, uma “Olimpíada” para vocês!
Espero que gostem e aproveitem!
Ah, e
comentem a pontuação de vocês!
LÍNGUA PORTUGUESA
A
leitura de hoje é: “As sete cabritinhas e o lobo”
Sinopse:
Nesta adaptação de O lobo e
os sete cabritinhos, dos irmãos Grimm, a mãe cabra não sai para o trabalho
antes de recomendar às filhas que tomem muito cuidado com o lobo que circula
pelas redondezas. Mas assim que ela se distancia de casa, o lobo bate à porta e
tenta enganar as cabritinhas que, advertidas pela mãe, tomam algumas precauções
e buscam checar informações antes de abrir a porta ao visitante.
Agora vamos lá, quero ver se
você entendeu bem a história.
Para finalizar faça um desenho bem bonito sobre a história!
CIÊNCIAS
Quando falamos em boa alimentação, não podemos nos
esquecer quais são os melhores alimentos para nos ajudar a manter nossa saúde,
e também nos dar a energia necessária para o dia a dia.
Vamos relembrar o conteúdo já visto, de maneira
divertida, com os jogos a seguir.
E
você e sua família, estão se protegendo contra o “Coronavírus”? Descubra o quanto
você sabe sobre esse vírus, a seguir temos um “jogo da memória” e um “caça
palavras”.
GEOGRAFIA
Na atividade anterior você montou o mapa político do
Brasil, agora nessa você irá nomear suas capitais, quero ver vocês craques em geografia!
HISTÓRIA
Como viemos estudando os primeiros moradores do Brasil e
sua arte, nada mais enriquecedor do que um jogo cheio de informações sobre tudo
isso.


















Ótimo isso será muito bom
ResponderExcluirTia é para fazer as contas?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNas adições e subtrações é pra fazer usando o “cálculo mental”, e as de multiplicação armar e efetuar como fazemos em sala. :)
ResponderExcluir♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡
ResponderExcluirAlgumas atividades não estão abrindo
ResponderExcluirOlá Adriana, me passe qual não abriu para repostarmos.
ExcluirObrigada
Abraço
Não haverá mais atividades?
ResponderExcluirSim, estamos postando essa semana.
ExcluirAté amanhã liberamos.
Abraços